segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Jesus e sua natureza divina - Estudo retirado do livro Mais que um Carpinteiro - Josh McDowell


Jesus é Deus

Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo; 
Tito 2:13

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 
João 1:1

Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém. 
Romanos 9:5

E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 
1 João 5:20

Jesus, um ser de subsistência própria

Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 
João 1:4

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. 
João 14:6

Jesus, um ser onipresente

Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. 
Mateus 28:20

Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. 
Mateus 18:20

Jesus, um ser onisciente

Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá.
A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido;
Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.
Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. 
João 4:16-19

Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar. 
João 6:64

Ora, achando-se eles na Galiléia, disse-lhes Jesus: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens;
E matá-lo-ão, e ao terceiro dia ressuscitará. E eles se entristeceram muito.
E, chegando eles a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as dracmas, e disseram: O vosso mestre não paga as dracmas?
Disse ele: Sim. E, entrando em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra os tributos, ou o censo? Dos seus filhos, ou dos alheios?
Disse-lhe Pedro: Dos alheios. Disse-lhe Jesus: Logo, estão livres os filhos.
Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti. 
Mateus 17:22-27

Jesus, um ser onipotente

Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. 
Apocalipse 1:8

E, inclinando-se para ela, repreendeu a febre, e esta a deixou. E ela, levantando-se logo, servia-os.
E, ao pôr do sol, todos os que tinham enfermos de várias doenças lhos traziam; e, pondo as mãos sobre cada um deles, os curava.
E também de muitos saíam demônios, clamando e dizendo: Tu és o Cristo, o Filho de Deus. E ele, repreendendo-os, não os deixava falar, pois sabiam que ele era o Cristo.
E, sendo já dia, saiu, e foi para um lugar deserto; e a multidão o procurava, e chegou junto dele; e o detinham, para que não se ausentasse deles.
Ele, porém, lhes disse: Também é necessário que eu anuncie a outras cidades o evangelho do reino de Deus; porque para isso fui enviado.
E pregava nas sinagogas da Galiléia. 
Lucas 4:39-44

E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar.
E entregou-o a sua mãe. 
Lucas 7:14-15

E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança.
E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem? 
Mateus 8:26-27

Jesus possuía a vida eterna

E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.
Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 
1 João 5:11-12

E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 
1 João 5:20

Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 
João 1:4

Jesus recebeu horarias e adoração somente devidas a Deus

Jesus disse: “Está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto” (Mateus 4:10). Contudo,
·         Jesus aceitou adoração como Deus:

“Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus. 
Mateus 14:33

E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram. 
Mateus 28:9

·         Algumas vezes, Jesus demandou adoração. Compare João 5:23, Hebreus 1:6 e Apocalipse 5: 8-14

Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou. 
João 5:23


E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. 
Hebreus 1:6

E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.
E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;
E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.
E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares,
Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.
E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.
E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre. 
Apocalipse 5:8-14

O autor da carta aos hebreus chama Cristo de Deus ao dizer: “Mas acerca do Filho: O teu trono é eterno, ó Deus, é para todo o sempre...” (Hebreus 1:8)
Outra passagem que pode ser citada é a cofissão de Tomé:

E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.
Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
 
João 20:26-28

Jesus se auto-afirmou como Deus
Eu e o Pai somos um” (João 10:30)
“O estudioso do grego, A.T. Robertson, explica que esse ‘um’ no grego, é neutro, e não masculino, e indica uma unidade, não de pessoa ou de propósito, mas, antes, de ‘essêcia ou natureza’”. (McDowell, Josh; Mais que um carpinteiro; pág. 18)
“Vendo-lhes fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados” (Marcos 2:5)
O erro só pode ser perdoado pela pessoa contra quem o erro foi cometido.
“Em outras palavras, se alguém pecar contra mim, eu posso dizer ‘eu lhe perdôo’, mas não era isso que Cristo estava fazendo naquele momento. O paralítico pecara contra Deus, o Pai, e então Jesus, em sua própria autoridade, disse: ‘Teus pecados estão perdoados”. Realmente, podemos perdoar ofensas cometidas contra nós, mas, de forma alguma, ninguém pode perdoar pecados cometidos contra Deus, a não ser o próprio Deus. E foi isso que Jesus fez”. (McDowell, Josh; Mais que um carpinteiro; pág. 20)

2 comentários: